meio ambiente

VÍDEO: no Dia Mundial da Água, crianças retiram lixo e plantam árvores no entorno do Arroio Cadena

Thays Ceretta

Fotos: Renan Mattos (Diário)
Além de plantar mudas de árvores entorno do Arroio Cadena, as crianças retiram o lixo depositado no local

Luvas, sacolas plásticas, mudas de plantas e a vontade de ajudar o meio ambiente. No Dia Mundial da Água, crianças de duas escolas municipais de Santa Maria saíram de sala de aula e foram aprender mais sobre o meio ambiente ao ar livre. Elas trocaram o lápis e o papel por outros objetos e colocaram a mão na massa. A atividade foi organizada pela prefeitura e contou com o apoio da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente.

O local escolhido para receber a limpeza e o plantio de árvores foi o entorno do Arroio Cadena, na Avenida Maestro Roberto Barbosa Ribas. Os cerca de 160 alunos das escolas Edy Maya Bertóia e Aracy Trindade Caurio foram divididos em dois grupos: enquanto uns plantavam as mudas de quaresmeira, pitangueira, cerejeira, gabiroba e murta, outros juntavam os lixos encontrados próximo ao arroio.  

VÍDEO: os perigos de medicar os pets por conta própria

De acordo com a diretora da Emei Aracy Trindade Caurio, Mônica Knapp, ações como essa fazem as crianças terem mais cuidado, também, com o lugar onde vivem.

- Como alguns são pequenos, a forma de aprender fazendo é mais fácil e lúdica. Esse é o local onde eles vivem. Eu penso que as crianças, fazendo isso, recolhendo o lixo que nem eles jogaram ali, de certa forma estão dando o exemplo para muita gente. Embora a gente saiba que isso precisa ser feito com a comunidade e com o poder público - ressalta a professora.

É comum neste período a discussão de temas e a realização de atividades que visam promover a conscientização, tanto da população como dos setores públicos, sobre os problemas relacionados aos recursos hídricos no mundo. Frente a esta realidade e considerando a escola como espaço social que também reflete, discute e busca soluções para a preservação da água no mundo, atividades como esta ajudam as crianças a levarem também o assunto até suas famílias.

A data de 22 de março, Dia Mundial da Água, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. Na década de 50, a água do Arroio Cadena era utilizada para o consumo e haviam peixes no local, mas hoje, o seu curso está cada vez mais poluído. Moradores de várias regiões da cidade depositam todo tipo de lixo no entorno. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Seis anos após acidente, carona de motocicleta vai receber indenização de R$ 150 mil Anterior

Seis anos após acidente, carona de motocicleta vai receber indenização de R$ 150 mil

Obras de asfaltamento da Rio Branco seguem no final de semana Próximo

Obras de asfaltamento da Rio Branco seguem no final de semana

Geral